sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Pinguino: PIC + LINUX + USB !


Desde que eu descobri a maravilha do software livre e passei a utilizar uma distribuição GNU/Linux (Ubuntu), sempre procurei uma maneira de programar microcontroladores nesses sistemas, mas sem sucesso, ainda mais em C. Não vou dizer que não existam programas bons, temos o PIKLAB, o GPUTILS que são muito bons. O MikroC, que é o meu preferido, não funciona de jeito nenhum pelo WINE. E outros programas de linha de comando que eu não tenho muita paciência para usar.

Ultimamente um tipo de plataforma que vem tomando conta do mundo da eletrônica e da informática é o ARDUINO, um microcontrolador,no caso um Atmel AVR, que através de uma interface USB, pode ser programado em qualquer sistema operacional, com uma linguagem simples e de
fácil acesso.

O problema é que esse Arduino não é tão barato assim aqui no Brasil, eu pelo menos não pagaria 100 reais nele, porem como eu estou familiarizado com os microcontroladores PIC da Microchip, acabei descobrindo uma alternativa para esse tão falado Arduino. É o PINGUINO, até o nome me atraiu, uma Plataforma baseada no PIC18f2550 e no PIC18f4550, com um Ambiente de desenvolvimento (IDE) igual ao Arduino e a possibilidade de ser utilizado em varios sistemas operacionais (só consegui no Linux, no windows não achou o PIC).

Como alguns microcontroladores da família 18f tem USB e a função de alterar a própria ROM, um BOOTLOADER é pré-programado no PIC e ao receber o programa da IDE através da USB e pode rodar tranquilamente o programa sem a necessidade de ficar tirando e colocando jumpers e protoboards (o q eu tenho feito a um bom tempo).



A imagem acima mostra a placa de circuito da versão que utiliza o PIC18F2550 que possui menos portas I/O e conversores analógico digital, porem tenho utilizado a versão com o PIC18f4550, em breve irei confeccionar esse circuito.

Em breve irei colocar um tutorial de como instalar o IDE no Ubuntu e como fazer inteface com o Processing, juntamente com um Script para facilitar a instalação.

UPDATE: tenho utilizado o PIKLAB ultimamente e com sucesso, mas ainda estou me adaptando.

4 comentários:

Vinicius Pais disse...

Muito bem!
Nós, Brasileiros, amamos futebol e tecnologia e precisamos conhecer o que "rola" no mundo a fora!
Gostei muito do post!

rafaelgimenes disse...

Legal
Tenho um kit PIC da mosaico.
Vou tentar interagir com esse PIKLAB.
Porém estou no aguardo de chegar meu arduino.
Abraço

Blog do Tio Peroba disse...

Ola Raul, voce vai encontrar informações do pinguino no link abaixo:

http://www.zeitounian.com.br/pinguino/

Tem um Wiki, se quiser ajudar.

Ja temos um script para instalar a ide no ubuntu. Logo estará disponível no link acima.

Link para o instalador da IDE do Pinguino.

http://parallelportcon.sourceforge.net/files/install_pinguino.sh

Que tal concentrarmos a documentação do Pinguino no Brasil no link acima até termos um dominio do tipo PinguinoBrasil?

Sandro disse...

Programas e tutorial do PingunoWindows.py funcionando com circuito SanUSB simples e com gravador via USB Vasco em português:
http://www.4shared.com/file/07n8SJg2/100719PinguinoSanUSB.html