terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Matrix de Led 14x5

Umas das coisas mais legais que existe no munda da eletrônica é o LED, e logo após ele vem o Microcontrolador. Porque não juntar os dois. Foi o que eu fiz, peguei duas matrizes de led 5x7, e as juntei, formando uma grande matriz de 14x5 com 70 led's vermelhos. Com o pouco conhecimento que tenho sobre o microcontrolador de Microchip "PIC16F628" consegui formar textos e desenhos, e no futuro com mais conhecimento e tempo poderei fazer até jogos.

Vou colocar aqui o programa e o circuito da matriz para comparatilhar essa ferramenta maravilhosa que é o PIC.

O circuito:Foram utilizados dois 74hc244 para multiplexar as colunas de 8 Bits para 14Bits . Foi o que eu tinha disponível.


O código:

O código é simples, esse exibe a frase "14x5 LED MATRIX" rotacionando da direita para esquerda e depois "PIC"; "16"; "F"; "628"; alternadamente. (para escrever mais frases basta adicionar as letras na tabela de dados, a partir da linha 138 no MPLAB).

Código inteiro: http://ifile.it/9wpf6ey
Letras: http://ifile.it/4n2ejg6 

Infelizmente os links expiraram e eu perdi esses arquivos, em breve vou postar uma matriz grande que estou projetando.

Demonstração:

Um comentário:

Unknown disse...

Ola amigo, tudo bom?
Estou justamente fazendo um TCC sobre Matriz de Leds (Letreiro Digital), acabei de ver seu post e achei super interessante e poderia me ajudar mto, porem qdo tentei fazer o download do codigo e etc o arquivo ja expirou.
Gostaria de pedir se possivel que entrasse em contato comigo, pra mim tirar algumas duvidas. Se tb puder enviar os codigos e tudo que tiver via e-mail, ficarei eternamente grato.
Agradeço desde ja, ate mais

e-mail: mgs.eng@gmail.com
msn: l0lutbreak@hotmail.com